História


História


O país foi ocupado por muito tempo pelos imigrantes Tais (Uma família etno-lingüística que incluía a Shans, Siameses, laos e muita tribos pequenas) e pelas tribos de Hmong-Mien.

A história conta que no século XII os laos, imigrantes de China chegaram a zona do império Jemer séculos de luta entre as regiões deram pé a unificação do país em mão de governantes de Luang Pradang que dominavam laos e Tailândia.
A região que hoje é o Laos foi dominada pelo rei Nanzhao até o século XIV, sucedido pelo rei Lan Xang. A dinastia de Lan Xang foi ao declínio no século XVIII quando a Tailândia assumiu o controle da área setentrional do reino. No século XIX, a França que já dominava o Vietnã, assume também o protectorado do Laos, formando assim a Indochina em 1893. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão invadiu o Laos. Com o fim da guerra, em 1945, o Laos proclama o fim do protectorado, sob a liderança do rei Sisavang Vong. No entanto, a França apenas em 1949 aceita alteração ao estatuto do país: primeiro torna-se estado associado da República Francesa e em 1954, reino independente.
 A instabilidade política na região causada pela Guerra Fria causa uma guerra civil e diversos golpes de estado. Em 2 de dezembro de1975 é proclamada a República e instalado o governo comunista Pathet Lao apoiado pelo Vietnã e pela União Soviética destronando o governo do rei Savang, apoiado pela França e pela sociedade Estados Unidos.



Mapa da antiga Indochina.
Pathet Lao.































Um comentário: